Votação paralela tem início neste sábado (01) no TRE/AL

457c6c2e-4689-4591-89b9-bd7f65decd7f

As três seções eleitorais que serão utilizadas nos trabalhos da votação paralela, sendo uma de Maceió e as outras do interior do Estado (podendo ser mais uma da capital), serão sorteadas no dia que antecede o pleito, 01 de outubro, às 9h, no prédio-sede do TRE/AL. No domingo (02), dia do pleito, acontece a votação paralela, que usa um sistema informatizado de captação e contabilização de votos, com o objetivo de demonstrar o funcionamento e a segurança das urnas eletrônicas.

A votação paralela funciona como um mecanismo de auditoria feito pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) por meio de amostragem, com a participação de representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público, entre outras instituições. Os trabalhos de auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas por meio deste processo são públicos, podendo ser acompanhados por qualquer interessado.

Na prática, a auditoria consiste em realizar uma votação paralelamente à votação oficial, a fim de comprovar que o voto digitado pelo eleitor na urna eletrônica é exatamente o mesmo que foi escrito em uma cédula de papel e em um terminal de apuração independente. Tudo é feito em um ambiente filmado e fiscalizado.

O objetivo final é que seja comprovada a coincidência entre os resultados obtidos nos boletins de urna e os dos relatórios emitidos pelo sistema de apoio à votação paralela e entre as cédulas da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas e o registro digital dos votos apurados.

tre/AL

01/10/16

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *